quarta-feira, 23 de junho de 2010

O lado errado do rosto

Era para ser um filme comum, num dia comum... Mas uma frase, lá no meio do que ainda não me emocionava, já que o enredo era simples, sem complexidade, despertou um sentimento novo, diferente em mim. - “Porque você está chorando? - Eu não estou chorando, só estou sorrindo com o lado errado do rosto!”

Depois de ouvir esse diálogo entre os personagens perguntei a mim mesma: quantas vezes sorrimos com o lado errado do rosto? Difícil precisar...Isso de dizer "sorri com o lado errado do rosto" me fez pensar que as coisas porque passamos, sejam boas ou más, só dependem de como as enfrentamos. Nossas dores podem, e penso que devem, ser exorcizadas, mas ao invés de dizermos que sofremos muito com aquele ou este problema, porque apenas não admitimos que é o nosso lado errado do rosto que insiste em sorrir. Ou quem sabe se dissermos que os olhos, na parte errada do rosto, sorriram um sorriso choroso.

É só mesmo um ponto de vista, e que ponto de vista! O que para uns é melâncolia, para outros é saudade, o que para uns é agonia, para outros ansiedade, o que é desejo, pode ser apenas vontade. É simplesmente o lado errado de nós sorrindo para a vida.

Descobri que quero sorrir assim, sem medo, todos os dias, um sorriso choroso, sempre do lado errado do rosto. O lado que não tem simetria, o lado onde gosto de ser beijada, o lado direito da minha vida à esquerda, o lado que não é obscuro nem explícito, o lado de lá, de lá onde a distância entre a lágrima que cai e a boca que a apara, é infinitamente pequena...